DICAS DE VENDA

31/05/2021

Aqui você  vai encontrar textos com  dicas de venda.

PALAVRAS & ATITUDES MÁGICAS

È difícil admitirmos, mas dependemos uns dos outros. Aliás, a palavra autossuficiente, deveria ser extinta do nosso vocabulário, porque não conheço ninguém autossuficiente nesta vida humana.

Pode reparar, se você trabalha em uma empresa, você depende do seu patrão, se você é patrão, você depende do seu funcionário e se você não tem funcionário, depende do seu cliente.

E se na sua insanidade, achar que poder viver como um ermitão, comendo e vivendo dos seus próprios recursos( plantando, caçando, etc.), mesmo assim você dependerá da natureza.

Enfim, não somos titulares, somos dependentes (rsrs)..

Falando serio,

Você sabia que existem palavras e atitudes mágicas que nos ajudam manter o relacionamento sadio da dependência e que também nos fazem crescer em nossa vida social, familiar e principalmente profissional?

Dizer bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, aceito sua opinião, calar-se ( mesmo estando certo), saber ouvir, entender, elogiar, respeitar ( mesmo contrário aos seus princípios e opiniões), dividir, ajudar, sorrir, saber conviver em harmonia com pessoas dos mais diversos tipos, jeitos, gostos, costumes, religiões e classes sociais, são atitudes e palavras que nos ajudam muito!

E você sabe por que elas nos ajudam?

Porque o mundo dá muitas voltas e nestas, às vezes os papeis se invertem. Um exemplo claro é o nosso ramo, onde a rotatividade de operadoras, diretores,gerentes, supervisores, corretoras, plataformas e vendedores é constante.

Nestes 20 anos de vendas, vi vendedores se tornarem donos de corretoras, presenciei grandes Operadoras quebrando, como também vi pequenas crescerem. Vi donos de corretoras se tornarem vendedores, vi vendedores medíocres, se tornarem grandes, vi grandes vendedores se tornarem medíocres, vi gerentes virarem supervisores e vendedores, vi vendedores se tornarem gerentes e supervisores. Ufa!! É o gira gira do mundo!

E você sabe quem ainda permanecem nessas mudanças?

As pessoas que usam e praticam as palavras e atitudes mágicas . Elas conseguem se encaixar em qualquer cargo ou situação, porque são pessoas queridas, admiradas, respeitadas e consideradas em qualquer lugar que ande ou vá. Elas têm as portas abertas em todos os lugares por são praticantes desta poderosa arte, a arte da humildade.

"Vi servos a cavalo e príncipes andando a pé como servos sobre a terra"

Eclesiastes 10:7


                            Encontre o seu lugar.

Vocês já notaram que ao ingressar numa universidade, antes mesmo de escolher o curso que se pretende estudar, você deverá ( ou ,pelo menos deveria) se decidir por qual área você se identifica mais ( Humanas, Exatas ou Biológicas) ?

Por que?

Para não perder tempo nem dinheiro!

Embora não devamos duvidar do esforço humano, decididamente, existem pessoas que NÃO NASCERAM PARA ESTAR À FRENTE DE CORRETORAS E TAMBÉM DE ALGUNS CARGOS QUE EXIGEM MAIORES RESPONSABILIDADES E EXPERTISES.

E por que estão?

Por erros de líderes que os colocaram, seja por influências pessoais ou até familiares;

Por eles próprios (Ego inflado).

A grande questão, é que nessa "brincadeira toda" EXISTE O TEMPO e este grande juiz , além de mostrar "quem é quem", ELE NÃO PERDOA. O castigo é o fechamento de empresas, grandes somas de dinheiro perdidas, frustrações, decepções, etc.

E tudo, por quê?

Lugares certos ocupados por pessoas erradas.

Então, se liga vendedor:

Um bom vendedor, não significa um bom supervisor, gerente, diretor ou até mesmo, dono de uma corretora. (Às vezes você ganhará muito dinheiro trabalhando para os outros);

Se for alçar voos mais altos, SAIA DA CAIXA!

Nem sempre é o que você acha ser. Por isso, estude, pesquise o mercado, conheça a função antes mesmo de exercê-la;

Analise -se!

Já dizia um Psicólogo: "A grande arte do ser humano é o poder que tem de se autoanalisar, PORÉM, NÃO O FAZ, PORQUE DÓI".

Sinceramente, é difícil admitirmos nossos erros, falhas, limitações, mas temos que fazê-los.

É melhor "doer agora" do que depois "doer em nossos bolsos", ou até mesmo exterminarmos as nossas carreiras profissionais.

Como cantava o Poeta Renato Russo: " Mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira..."

Jocimar Rocha


A Maldição do SE

Se não chovesse no período da tarde, eu iria panfletar...

(...na parte da manhã é impossível, porque estarei ocupado "coçando as partes baixas")

Se não fosse janeiro, eu iria anunciar...

(...aliás, eu acho que plano de saúde só deveria ser vendido em março.)

Se não existisse tanta gente trabalhando com planos de saúde, eu venderia mais...

(...20% da população brasileira tem convênio médico! É muita gente!)

Se o tempo estivesse bom, eu faria PaP.....

(...sem chuva, sem sol, sem nuvens, de preferência que não esteja nublado...)

Se as carências fossem menores, seria mais fácil vender...

(...os convênios deveriam ser organizações filantrópicas.)

Se os convênios não fossem tão caros, eu venderia mais...

(...por isso, não vou em lugares distantes fazer convênios para menores, porque não paga nem o combustível)

Se o meu telefone tocasse, com certeza eu não estaria no "vermelho"...

(...será que o problema é o número do telefone?!?)

Se pelo menos 1/3 das pessoas que passam na frente do plantão, entrassem, eu venderia mais...

(Enquanto isso, a coitada da cadeira, está gemendo de fortes dores de câimbra).

Se o plantão não fosse tão longe, eu iria...

(...eu não sei o que passa na cabeça desses donos de Operadoras! Eles colocam suas unidades em outros estados!)

Se me dessem mais condições, eu venderia mais...

(Por exemplo: plantões, indicações, um celular, um carro, uma casa...)

E se eu tivesse um caixão (ao meu lado, é claro), eu morreria tranquilo....

"De que se queixa o homem? Dos seus próprios pecados"

Lamentações 3:39

Uma ótima semana a todos,

Jocimar Rocha 


    5 dicas para 

vender mais


I - Apaixone-se por vendas -Dedique uma parte da sua vida conhecendo essa tão valorosa profissão. Estude, leia e procure informações voltadas em vendas. Entenda que, indiferente do seu segmento (planos de Saúde), vendas é vendas. Por isso, busque a sua essência.

II - Crie e defina metas para sua vida profissional - Onde você quer chegar?

Creio que você não entra em um Uber e pede ao motorista siga a diante sem ter um ponto de chagada... Assim também é a nossa vida profissional. Temos que saber onde queremos chegar. Defina metas para sua vida e corra atrás porque vendas também é 90% transpiração e 10% é inspiração(Thomas Edison ).

III - Atualize-se - A cada dia o ser humano se torna mais inteligente e atualizado. Você, na década de 80, imaginaria falar em um celular? Imaginaria conversar com uma pessoa estando ela em outro país, vendo-a em tempo real (internet)? Pois é amigos.... Isso se chama atualização e em vendas isso também ocorre. Procure periodicamente conhecimentos atualizados sobre vendas e seu segmento

IV - Demonstre Sucesso - Quem demonstra sucesso, demonstra confiança, segurança, tranquilidade, confiabilidade. Não se esqueça que a primeira coisa que vendemos (principalmente em planos de saúde) é nossa imagem.

V - Faça de seus amigos, clientes - Às vezes nos esquecemos que temos tantos clientes em potenciais, como por exemplo: o dono da padaria, o dono da mercearia, o vizinho, o bicheiro, o dono da drogaria, parentes, o frentista do posto de gasolina, etc.

Infelizmente, tais pessoas citadas acima acabam comprando um plano de saúde de outro representante simplesmente porque você não falou que vendia. Por isso, divulgue-se.

Jocimar Rocha

(Março/2011)


Quando eu era bom....


Creio que alguns já assistiram ao filme o Último Samurai. Tal filme nos mostra a bravura de um homem que levantou sua bandeira ideológica até as últimas consequências.

Muito bonito! Aliás, acho um ótimo filme para motivar equipes de vendas, pessoas, etc.

Agora, se você reparar friamente nas entrelinhas do filme, notará que o reinado dos samurais começou a ruir.

Sabe por quê?

Porque inventaram a pólvora!

Isto faz me lembrar um trecho de outro filme que confirma essa trágica realidade...

O "mocinho" se depara com o bandido e de repente, até como um meio de impressionar o mocinho, o bandido em posse de uma bela espada e dotado de uma arte marcial fenomenal, começa a se exibir mostrando as suas habilidades.

O bandido pula pra lá, pula pra cá....(está exibição dura aproximadamente 10 segundos)

Após o término , o mocinho calmamente, saca o seu revólver e desfere apenas um tiro, acabando com toda aquela brincadeira.

Infelizmente ou felizmente, não só inventaram a pólvora, inventaram também o carro o computador, o celular, a internet etc, etc, etc....

E você sabe o que mais me espanta?

Ver pessoas dormindo e vivendo do passado, e muita vezes se achando os melhores , porque na "década de 80" eles faziam sucesso. Aliás, não eram só eles que faziam sucesso, o FIAT 147 - 1.0 era o carro mais econômico da categoria, o BIP era o meio de comunicação mais rápido do planeta, a Unicór(Plano de Saúde) era uma potência, o Vídeo Cassete nem se fala, era magnífico!!!

Mas como cantava Nelson Ned (um cantor da década de 80):

"..Mas tudo passa, tudo passará...e nada fica, nada ficará..."

Passou!! Já era!! Vamos acordar!!!

Porque, enquanto estamos dormindo, pessoas ficam acordadas estudando e procurando maneiras, técnicas, brechas para que possam se dar bem neste mercado!

E como eu já disse em edições anteriores, acorde e atualize-se! Porque A cada dia o ser humano se torna mais inteligente e atualizado. Você, na década de 80, imaginaria falar em um celular? Imaginaria conversar com uma pessoa estando ela em outro país, vendo-a em tempo real(computador)? Isso se chama atualização e em vendas isso também ocorre. Procure periodicamente conhecimentos atualizados sobre vendas e seu segmento.

Acorde!!! Porque se demorarmos em fazê-lo, acordaremos e a avistaremos nossos campos , repletos de prédios, casas e construções criadas pelos nossos próprios concorrentes, não nos deixando nem se quer uma rua para executarmos o nosso trabalho.

Daí, não sobrará mais nada para fazer, a não ser perguntar a si mesmo:

"Eu era bom... e hoje?"

Jocimar Rocha

abr/2011


Estar OK

Você sabia que podemos transmitir para os nossos clientes, insegurança, tristeza, negativismo, mesmo não querendo?

Por exemplo:

Você já não teve a sensação que algumas vezes, a pessoa que estava do outro lado da linha telefônica , lhe atendeu sorrindo?

Ela lhe atendeu mesmo!

Sabe por quê?

A pessoa lhe transmitiu isso. Ela queria que você soubesse que estava feliz por falar com você, e isso ocorre de uma forma natural porque ela está OK.

Estar OK, é estar bem consigo mesmo. É limpar de sua mente todos os problemas, angustias, conflitos, insegurança, negativismo, tristezas, problemas estes que afetam o nosso desempenho profissional.

O nosso ramo é diferente de outros que exigem apenas força braçal e trabalho repetitivo, nós trabalhamos principalmente com a mente e com a comunicação, por isso torna-se fundamental estarmos com a mente clean.

Então, se você não pode esquecer os problemas, pelo menos deixe-os em casa.

Por fim, como sempre digo, você não precisa ser ou nascer "vendedor de planos de saúde" ,basta apenas gostar daquilo que faz.

Quem gosta daquilo que faz, faz as coisas com o coração e este sentimento é transmitido aos outros de forma natural, sincera e harmoniosa.

E você, está OK?

Jocimar Rocha

19/08/2012



Procuram-se vendedores...

Que estejam a fim de trabalhar;

Que encarem vendas como uma profissão;

Que panfletem;

Que não reclamem quando tiverem que ir para os plantões;

Que façam PaP;

Que não reclamem quando receber uma indicação para lugares distantes;

Que não fiquem sentados em uma cadeira só reclamando da vida;

Que não fiquem no salão de vendas só jogando conversa fora;

Que façam telemarketing;

Que saibam que a venda está na rua;

Que tragam ideias e não críticas;

Que não usem a bengala "Crise";

Que queiram se estabelecer profissionalmente;

Que queiram ser um exemplo de profissional para os seus amigos e família;

Que tenham orgulho da sua profissão;

Que não sejam acomodados;

Que tenham consciência de que só depende da sua própria ação;

Que tenham otimismo, dinamismo, vontade de vencer;

Que puxem para si os problemas e não para os supervisores, gerentes ou donos de corretora;

Que queiram se estabelecer financeiramente;

Que queiram sair de um anonimato para um estrelato;

Que queiram ganhar dinheiro;

Enfim,

Procuram-se Vendedores.


Jocimar Rocha

Jun/11


        Uma dica divina!

Neste mundo globalizado onde vendedores de planos de saúde já se utilizam de todas as técnicas e recursos possíveis, torna-se MUITO COMPLICADO CONQUISTAR E FIDELIZAR CLIENTES.

Olho para TANTOS RECURSOS SENDO UTILIZADOS EM NOSSO MERCADO, que concordo com a frase do homem mais sábio que já existiu (Salomão - Livro de Eclesiastes): " Não há nada novo debaixo do sol..."

Mas, em meio a tantas ferramentas tecnológicas e novos recursos, existe algo PRIMÁRIO que é ignorado por nós. Vou explicar melhor...

Após a criação do homem, Deus diz algo INTERESSANTE: "não é bom que o homem esteja só.."(Gn 2:18.) , o que SIGNIFICA QUE O SER HUMANO É DEPENDENTE DE RELACIONAMENTO COM OUTRO SER HUMANO.

Infelizmente está era tecnológica, tem nos afastado deste RELACIONAMENTO HUMANO (Juntos em redes sociais, porém sós), fazendo com que surja hoje uma DEMANDA POR TAL RELACIONAMENTO.

Então, se liga vendedor:

Se relacione com o seu cliente!

Converse periodicamente com ele, seja o seu amigo.

Pergunte a ele se está tudo bem com o Plano de Saúde que você vendeu. Pergunte se ficou alguma dúvida, se você pode ajudá-lo em alguma coisa;

Seja seu psicólogo.

Às vezes ele quer desabafar, seja referente ao plano adquirido, seja por outros motivos. Por isso, seja profissional, PORÉM, SEJA HUMANO;

Seja o seu Advogado.

Há muito tempo deixamos de ser vendedores, hoje SOMOS CONSULTORES, e como tais, CONHECEMOS AQUILO QUE VENDEMOS, por isso, podemos orientar os nossos clientes

em algumas questões;

NÃO MANDE POSTS DIGITAIS DE ANIVERSÁRIO!

Escreva para ele. Diga-lhe o quanto está feliz por este dia, e nada de frases de efeito, PFV! Seja autêntico, seja humano.

Jocimar Rocha

16/08/20


O que você faria por um ideal?

Admiro os orientais, eles são extremamente rigorosos quando querem atingir um ideal.

O Japão foi praticamente destruído na segunda guerra mundial, porém, eles tinham um ideal. Hoje são um dos maiores países do mundo.

E quem não se lembra da guerra do Vietnã… Um bando de camponeses com foices, bambus, enxada e túneis subterrâneos, venceu uma potência chamada Estados Unidos.

Ideal, ideal, ideal...( Não paro de pensar!)

Mas, reparem neles alguns detalhes:

  • São humildes
  • Trabalhadores
  • Determinados
  • Valorizam suas origens
  • São submissos
  • São sonhadores

Talvez estes itens sejam os ingredientes necessários para se atingir um ideal.

Por isso, SEJA HUMILDE mesmo que você saiba que é superior. O importante é você ter ciência disso.

TRABALHE BASTANTE. O trabalho além de dar experiência, enobrece o homem.

SEJA DETERMINADO. Determine o que você quer para sua vida e corra atrás.

VALORIZE SUAS ORIGENS. Nunca se esqueça de quem você foi, porque estando em um nível acima, valorizará esse patamar.

SEJA SUBMISSO. Porque quem se exalta será humilhado e quem se humilha, será exaltado (Lucas 14:11).

SONHE. O homem que não sonha, é um homem morto.

JOCIMAR ROCHA

Fev 2010


Um brinde à mudança! 

Mas, principalmente a mudança de mente. 

É inacreditável como nós acreditamos que estratégias antigas ainda podem servir para a conquista de um "novo queijo". 

Embora "Vivamos em uma Era Pós-Digital" (Frase de Walter Longo), as nossas mentes ainda estão acorrentadas no passado, achando que se criarmos um Orkut teremos sucesso. 

É difícil tomar essa taça, mas, um brinde à mudança!


JOCIMAR ROCHA

Abril/25


Um poeta insiste, "não volte ao lugar que um dia vc foi feliz, pq irá se frustrar", porém, eu digo que volte e veja que aquele "precioso queijo" está mofado. 

Ele foi muito útil, mas, para aquela época.

Olhe para a sua roupa, ela não tem o mesmo estilo da década passada. Veja o seus sapatos, eles são atuais.

Olhe para o seu carro, celular, seus cabelos, etc, etc,etc. 

Tudo, absolutamente, tudo muda! 

Então, desapegue-se, principalmente de velhas ideias.


JOCIMAR ROCHA

abril/25


É necessário dizer que seus objetivos (desejos, metas) devem ser alcançáveis, escaláveis, honestos, éticos e morais, mas, é importante também desejá-los imensamente, pq isso faz parte do processo da atração.

Talvez tais desejos devam ser a "adrenalina" que movimenta o nosso corpo rumo ao objetivo, contudo, a pergunta é: Onde vc deseja chegar?

Vc não pode, por exemplo, solicitar um serviço de Uber sem um destino. Da mesma maneira são os seus objetivos, vc deve tê-los fixos em sua mente. 

Por isso, pense , deseje , planeje e corra atrás.

JOCIMAR ROCHA

abril/25



Embora a frase venha nos alertar sobre a escravidão do dinheiro, ultimamente ela tem surgido em minha mente com a seguinte conclusão: ÀS VEZES O DINHEIRO EMBURRECE AS PESSOAS.

Quem não se lembra dos casos de jogadores de loteria e herdeiros de heranças (na sua grande maioria) que tempos depois de receberem a bolada, ficaram pobres?

A história diz que existem casos em que tais pessoas se tornaram mais pobres do que eram antes da fortuna. Talvez o problema esteja no PODER que dinheiro produza, talvez seja o poder que ele confere.

Mas, a grande verdade é que o dinheiro (em alguns casos)cega as pessoas fazendo com elas deixem de ser atentas e humildes, dando-lhes uma sensação de serem o super vendedor, o super administrador, o super economista, a super empresária, a super diretora, a super CEO, etc, etc, etc.

Contudo, o tempo passa e o dinheiro tbm, e o que sobra é uma pessoa mais ignorante. Ignorante pq não se atualizou, não ouviu, não estudou, não usou o dinheiro para aquisição de conhecimento ou como escada para outros fins, enfim , emburreceu.

Hoje entendo o que Salomão queria dizer em provérbios 30.

"Há três coisas que fazem a terra estremecer, ou melhor, quatro que ela não pode suportar:O servo que se torna rei;O tolo arrogante que prospera; A mulher amargurada que enfim arranja um marido;A serva que toma o lugar de sua senhora." Provérbios 30:21-23


Jocimar Rocha 

jun/25



Theodore Levitt em 1960 escreveu algo futurístico chamado Miopia de Marketing.

"Epa, pera lá, muita calma, ladrão!"(Racionais MC's) , se você leu a palavra MARKETING e associou a posts , imagens, vídeos, dancinhas de TikTok, etc, sinto lhe dizer que vc aprendeu errado.

Não digo que essas "ferramentas" não sejam usadas em Marketing, mas isso não define o seu "status quo", não define a sua essência.

MARKETING é estudo de mercado e nesses, os autores do livro Gestão do Amanhã ( Sandro Magaldi e José Salibi Neto) mostram CASES DE INSUCESSO de empresas memoráveis, como a Kodak e a Blockbuster.

Se eu disser que essas gigantes não fizeram os "posts", "imagens", "videos" e "dancinhas do TikTok " da época, eu estaria mentindo, contudo, é conclusivo que havia MIOPIA DE MARKETING em seus CEO's.

A história mostra isso.

A Kodak mesmo criando uma das primeiras câmeras digitais, foi engolida pelos seus concorrentes e extinguida pelos celulares, tudo por não querer atualizar o seu negócio.

A Blockbuster "dormiu" enquanto a Netflix estudava o mercado. Bom não preciso dizer mais nada, não é?

Muito tempo atrás, a quantidade de diplomas determinava o nível de intelectualidade de um profissional, contudo, nesta "Era Pós-Digital"( Walter Longo), isso não passa de papéis empoeirados nas paredes.

Não interpretem a minha fala como alguém que é contra o estudo ou educação, ao contrário, a cada dia somos mais dependentes dela, contudo esse "estatus quo", está desatualizado.

Antigamente os carros estavam relacionados status, poder, sucesso, prosperidade, hj contudo, a nova geração (Aquela que tomará conta do futuro) está nem aí pra isso. Eles têm o Uber.

Algumas empresas automobilísticas já estão enxergando isso e hj investem na ideia de auto compartilhamento, algo parecido com os patinetes elétricos e bicicletas que estão disponíveis em praias.

A tecnologia mudou as nossas vidas trazendo algo novo todos dias : A desatualização.

Todos dias acordamos desatualizados e máxima pra hj é uma frase de um filósofo, que embora tenha vivido antes da Era Cristã, esse não tinha Miopia de Marketing:

"Só sei que nada sei" (Sócrates).

Jocimar Rocha

Jun/25